Memória e fragrância: uma parceria para a vida

A habilidade olfativa é um dos primeiros sentidos que o ser humano desenvolve. A visão de um recém-nascido é pouco definida, por isso é pelo olfato que ele chega até à mama da sua mãe. Como o cérebro liga o olfato à memória, os bebés lembram-se do caminho e repetem-no sempre que querem alimento e carinho. E, à medida que nos tornamos adultos, o olfato tem a capacidade de nos levar de volta à nossa infância. O motivo é que a parte do cérebro que é acionada pelo cheiro - o hipocampo - também está ligada à memória de longa duração e à emoção. Assim, quando tentamos associar um estado de espírito a uma fragrância, estamos a falar de algo mais complexo, já que, como diz o nosso neurocientista consultor, Dr. Pradeep, "a fragrância não cria um estado de espírito. Ele desenterra uma memória, associado a um determinado estado de espírito."

Family and Dinner memories
Beach Scent Memories

Estas associações através da memória olfativa remetem-nos aos nossos primeiros anos de vida, lembrando-nos da nossa família, amigos de infância e até professores inspiradores. Dr. Pradeep explica que, a sua mãe lavava as suas roupas e que o perfume para ele significava que a mãe se preocupava com ele. Por isso, hoje em dia, ao sentir o mesmo perfume, lembra-se do amor da sua mãe, apesar de ter saído de casa há muitos anos.

O nosso consultor, o Dr Pradeep, também afirma que, quando usamos um amaciador de roupas na lavagem das roupa, damos à criança "uma memória chave, que ficará com ela para sempre". Além disso, podemos criar cheiros característicos para que os nossos amigos e familiares se lembrem de nós.

A Comfort trabalha com os melhores especialistas em perfumaria do mundo para criar fragrâncias que explorem essas memórias felizes. Cheiros da natureza incluem tons florais e amadeirados e são remanescentes daqueles dias de verão no jardim ou no parque. O cheiro refrescante da brisa do mar remete a memórias de férias na praia, mergulhar nas ondas e construir castelos de areia. Já os aromas mais profundos como a baunilha e a canela lembram-nos os cozinhados da mãe ou da avó, acordando memórias daquelas ocasiões festivas com familiares e amigos. Não é à toa que algumas pessoas quando estão a tentar vender uma casa cozem pão antes de a mostrarem a potenciais compradores - isso faz com que estes se sintam em casa.

Além de nos inspiramos nos aromas da natureza, a tecnologia de Comfort com agentes de longa duração, dão à sua roupa um perfume duradouro. Aumentando assim o seu bem-estar e o da sua família.

 

Poderá também gostar

TOP