Como é que as fragrâncias influenciam o seu estado de espírito

A maioria de nós adora o cheiro a mar, pois recorda-nos a nossa infância - dias na praia, mergulhar nas ondas, construir castelos de areia e outras brincadeiras. "De todos os nossos sentidos, o olfato é o que está mais fortemente ligado à memória de longo prazo", afirma o consultor da Unilever e neurocientista Dr. Pradeep, "Estimula uma conexão neural a partir do hipocampo, que é a parte do cérebro que armazena as nossas memórias". As fragrâncias têm o poder de alterar as nossas emoções porque acordam as nossas memórias. Quando cheiramos o mar, sentimo-nos energizados e felizes. "Além disso" - diz o Dr. Pradeep - "muitas fragrâncias, um pouco por todo o lado, possuem as mesmas associações". Experimente estas fragrâncias para melhorar o bem-estar da sua família.

Lavender for relaxation
Smelling lavender

Lavanda para relaxar

Esta planta é utilizada há gerações como um óleo essencial para acalmar o corpo e a mente. Devido à sua associação positiva ao sono e ao tratamento das insónias, é uma fragrância ótima para usar quando lavar a roupa de cama e de banho da sua família.

Relva acabada de cortar para a descontração

Lembra-nos o sol e as férias escolares, nada com que nos preocuparmos, o cheiro a relva acabada de cortar pode fazer com que se sinta mais descontraída e feliz. Use nas suas lavagens, durante todo o ano, para que o sol brilhe sempre no seu coração.

Limão para energizar

Uma alternativa saudável ao café, o cheiro das laranjas e limões é uma ótima maneira de começar o dia. Dr. Pradeep diz que fazemos esta associação porque os frutos cítricos crescem em países quentes, onde são usados em bebidas frescas. Assim, um aroma cítrico pode fazer com que nos sintamos mais revigoradas.

White Flowers

Jasmim para o bem-estar e a alegria

A fragrância do jasmim possui a reputação de poder elevar a moral. E não é à toa. Esta pequena flor branca solta o seu aroma durante a noite, trazendo um toque de alegria depois do sol se ir deitar. Felizmente, nós conseguimos capturar este óleo e desfrutar desta essência durante o dia também.

Menta para a concentração

Antes de estar na moda mastigar pastilhas, o aroma forte e marcante da menta já era associado à concentração. Recentemente, foi criado uma ligação entre a menta e o aumento da capacidade atlética durante treinos físicos. Por isso, não surpreende, que a menta nos mantenha acordados e concentrados. Coloque uma ou duas gotas num pano e leve no bolso para aqueles momentos que exigem mais atenção.

Alecrim para se sentir mais jovem

Nativa da América do Sul e do Mediterrâneo, acredita-se que o alecrim possui propriedades terapêuticas que podem ajudar a rejuvenescer e revitalizar. O seu aroma também está ligado à memória - Shakespeare fala sobre isso em "Hamlet". Uma pesquisa recente informa que uma infusão de alecrim num quarto pode melhorar o desempenho em testes de memória. Então vale a pena tentar colocar esta erva aromática num difusor (com uma vela) quando precisar de um pouco mais de energia para o dia. A linha de amaciadores Comfort possui uma série de fragrâncias que combinam com o seu estado de espírito e energizam o seu dia.


Poderá também gostar

TOP