A sensacional essência da lavanda

A lavanda é uma erva antiga, amplamente utilizada em aromaterapia para relaxar. Pode demorar até três anos para a lavanda crescer, e o seu ciclo de vida dura geralmente uma década. A lavanda pode ser colhida a partir do início do verão e até ao seu fim, dependendo de quão quente é o clima. A planta é apanhada no início da manhã para assegurar que o seu preciso óleo é recolhido. Depois de colhida, as plantas passam por um processo de destilação e depois do óleo essencial ser extraído, é deixado à envelhecer como um bom vinho.

Dried Lavender
Lavender Oil

Uma fragrância popular, pode ser encontrada na nossa rotina diária, em produtos de higiene pessoal ou de uso doméstico, a sua utilização remonta séculos. Os antigos egípcios usavam-na como um antissético e cosmético, enquanto que na altura da Rainha Vitória foi usada para despertar os sentidos. Hoje em dia, a lavanda é mais reconhecida como um aroma celestial para a roupa e para a casa, sob a forma de velas, desodorizantes e pour-pori. Mas esta planta aromática também é um poderoso afrodisíaco. Na verdade, nos tempos antigos os casais deitavam um pouco de óleo de lavanda no banho para aliviar a tensão e promover a fidelidade. No entanto, são as propriedades curativas de lavanda que a tornam num remédio para todos os fins. Aqui estão apenas cinco formas como a lavanda a pode fazer sentir revigorada.

Está a ficar constipada? Sente-se ansiosa e stressada?

Apenas um pouco de lavanda pode ter um efeito de descontração natural. Basta colocar umas quantas gotas de óleo de lavanda num tecido ou lenço e inalar para se sentir imediatamente descontraída. É uma forma discreta de conseguir o estado de espírito certo antes daquela apresentação importante no trabalho ou para aquele primeiro encontro.

Para ajudar a dormir e a descontrair

Acha difícil ter uma boa noite de sono? Coloque um pouco de óleo de lavanda num difusor umas horas antes de se deitar ou acenda algumas velas perfumadas de lavanda. Coloque música, pois promove o relaxamento, e escreva uma lista de todas as coisas que tem guardadas na sua mente. Quando a sua cabeça estiver pronta para se encostar na almofada, estará tão descontraía que será rápido adormecer.

Alívio das dores de cabeça

Acabe com as suas enxaquecas esfregando um pouco de óleo de lavanda no colarinho da camisa para que obtenha uma lufada deste maravilhoso aroma todo o dia. Também pode aplicar lavanda num cachecol, lenço de bolso ou até mesmo na sua fronha de almofada. Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca para sentir o aroma único da lavanda.

Lavender Scented Bath

Acalme aquelas dores musculares

A lavanda é o melhor ingrediente para o alívio da dor e da tensão. Para descontrair as articulações que se encontrem rígidas, prepare um banho, e deite seis a oito gotas de óleo de lavanda na água, descontraia e flutue.

Para refrescar a sua casa

O óleo de lavanda também pode ser usado em casa para limpar as superfícies de trabalho e matar bactérias. Basta adicionar algumas gotas, depois de ter limpo as superfícies para afastar todos os germes. Coloque um pouco de óleo de lavanda num frasco de spray e pulverize nas áreas de alto tráfego da casa, como a cozinha, casa de banho e corredor. Pode considerar o uso de um difusor para que o óleo de lavanda dê uma fragrância constante durante todo o dia.


TOP